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Tutorial: Como executar o teste de Wilcoxon

Já falamos sobre o teste de Wilcoxon aqui no blog, mas para relembrar o teste de Wilcoxon é um teste de hipóteses para analisar a diferença entre duas amostras comparadas. É comum pensarmos no teste de Wilcoxon como uma alternativa não paramétrica ou teste t de Student para amostras pareadas.

Portanto, podemos usá-lo quando temos duas medidas de uma mesma amostra, isto é, quando seus participantes são médios em duas ocasiões ou sob duas condições.

Para ilustrar o uso dessa técnica, vamos usar a base de dados fornecida por Julie Pallant (2010). Neste exemplo, comparamos as pontuações em um Teste de Medo da Estatística administrado antes e depois de uma intervenção destinada a ajudar os alunos a lidar com um curso de estatística. A pergunta de pesquisa que queremos responder é: Há uma mudança nas pontuações no Teste de Medo da Estatística do Tempo 1 para o Tempo 2?

Vamos à pratica!

O primeiro passo é abrir o banco de dados no SPSS.

No menu na parte superior da tela, clique em Analisar e selecione Testes Não Paramétricos, Diálogos Legados e então, escolha a opção 2 Amostras Relacionadas. Veja esse passo na Figura 1, abaixo.

Figura 1

Irá abrir uma caixa de dialogo conforme pode ser visto na Figura 2 abaixo.

Figura 2

Clique nas variáveis que representam as pontuações no Tempo 1 e no Tempo 2 (por exemplo, medo de stats time1: fost1, medo de stats time2: fost2). Clique no seta para movê-los para a caixa Pares de Teste. Certifique-se de que a caixa Wilcoxon esteja marcada na seção Tipo de teste. Clique no botão Opções. Escolha Quartis (isso fornecerá o pontuações medianas para cada ponto de tempo). Clique em Continuar e depois em OK.

Pronto! Você terá uma saída como esta abaixo.

As duas coisas que você está interessado na saída são o valor Z e os níveis de significância associados, apresentados como Asymp. Ass. (2-caudas). Se o nível de significância for igual ou menor. superior a 0,05 (por exemplo, 0,04, 0,01, 0,001), você pode concluir que a diferença entre as duas pontuações é estatisticamente significativa. Neste exemplo, o Sig. valor é 0,000 (o que realmente significa menos de 0,0005). Portanto, podemos concluir que os dois conjuntos de pontuações são significativamente diferentes.

Os resultados desta análise podem ser apresentados como:

O teste de Wilcoxon revelou uma redução estatisticamente significativa no medo de estatísticas após a participação no programa de treinamento, z = –4,18, p < 0,001. A pontuação mediana na Escala de Medo da Estatística diminuiu do pré-programa (Md = 40) para o pós-programa (Md = 38).

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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