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Teste t de Student

O teste t de Student é um tipo de estatística inferencial usado para determinar se há uma diferença significativa entre as médias de dois grupos em alguma determinada característica.

Um exemplo muito simples: uma empresa farmacêutica quer realizar um experimento para testar se um novo medicamento contra o câncer melhora a expectativa de vida dos pacientes. O experimento, terá um grupo de controle (recebe o placebo) e um grupo experimental (recebe o medicamento). O grupo de controle teve uma expectativa de vida média de +5 anos, enquanto o grupo experimental teve uma expectativa de vida de +6 anos. Parece que o medicamento funciona, mas pode ser por acaso. Para testar isso, os pesquisadores usariam um teste t de Student para descobrir se os resultados são repetíveis para uma população inteira.

Tipos de teste t de Student

Existem três tipos de teste t de Student:

  1. Teste t de amostras independentes, que compara as médias de dois grupos.
  2. Teste t de amostras pareadas ou dependentes: que compara médias do mesmo grupo em momentos diferentes (por exemplo, com um ano de diferença).
  3. Teste t de uma amostra, que testa a média de um grupo em relação a uma média conhecida.

Suposições do teste

Os três testes mencionados, são testes paramétricos baseados na distribuição normal. Portanto, é assumido que os dados usados são de populações normalmente distribuídas.

O teste t independente, usado para testar diferentes grupos de pessoas, também assume que: as variâncias são iguais (homogeneidade da variância) e os escores são independentes (porque vêm de diferentes pessoas).

É importante lembrar que, no teste t, o tamanho da amostra é extremamente importante para determinar a significância da diferença entre as médias. Por isso, ao aumentar o tamanho da amostra, as médias tendem a ser mais estáveis ​​e mais representativas.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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