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Por que usar o teste de McNemar?

Imagine que você se encontre em uma situação de pesquisa em que precisa analisar dados de pré e pós teste e sua amostra é pequena. Você executa um teste para aferir a normalidade e seus dados não atendem às suposições de normalidade.

O que fazer?

Primeiro, podemos recorrer as técnicas não paramétricas. As técnicas não paramétricas são ideais para uso quando você tem dados que são medidos em escalas nominais (categóricas) e ordinais (classificadas). Eles também são úteis quando você tem amostras muito pequenas e quando seus dados não atendem às suposições estritas das técnicas paramétricas

Segundo, devemos escolher um teste não paramétrico que possa ser utilizado para analisar dados correspondentes (pareados) ou medidas repetidas. Quando você tiver projetos de medidas correspondentes ou repetidos (por exemplo, pré-teste / pós-teste), não poderá usar o teste qui-quadrado usual. Em vez disso, você precisa usar o teste de McNemar.

O teste de McNemar determina se proporções pareadas são diferentes. É particularmente aplicável aos experimentos do tipo antes e depois (pré-teste e pós-teste) em que cada sujeito é utilizado como seu próprio controle e a medida é efetuada em escala nominal ou ordinal. Cada indivíduo se encaixa em uma das duas categorias de resposta, antes e depois do tratamento. Este teste avalia a mudança de uma categoria para outra, após a exposição da unidade amostral ao tratamento. Com isso, deseja-se testar a eficiência do tratamento.

Na área médica e de saúde, pode ser a presença ou ausência de algum problema de saúde (0 = ausente; 1 = presente), enquanto em um contexto político pode ser a intenção de votar em um determinado candidato (0 = não, 1 = sim) antes e depois de um discurso de campanha.

Outro exemplo seria: Há uma mudança na proporção da amostra com diagnóstico de depressão clínica antes e depois da intervenção? Ao aplicar o teste de McNemar poderíamos aferir se houve ou não houve mudança significativa na proporção dos participantes com diagnóstico de depressão clínica após o programa quando comparados com a proporção anterior ao programa.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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