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Entenda o que é escala Likert

Na área das ciências sociais é comum o uso de diversos instrumentos de medida, para mensurar a realidade sobre um objeto em estudo. Para realizar essas mensurações, os pesquisadores precisam desenvolver instrumentos adequados para que as medidas correspondem ao que se deseja medir (possuir validade) e para que o erro amostral seja o menor possível (aumentar a confiabilidade) diante dos recursos disponíveis, e desta forma os resultados das medidas sejam um reflexo da realidade.

Para isso, vários tipos de escalas de avaliação foram desenvolvidos para medir atitudes diretamente (ou seja, a pessoa sabe que sua atitude está sendo estudada). A mais utilizada é a escala Likert.

A escala Likert surgiu em 1932, introduzida por Rensis Likert na forma de escala de 5 pontos, que hoje em dia é amplamente utilizada, que pedem aos respondentes que indiquem seu nível de concordância, aprovação ou crença. As escalas Likert têm a vantagem de não esperar uma resposta simples sim / não do respondente, mas permitem graus de opinião e até mesmo nenhuma opinião.

Uma escala Likert é um tipo de escala de avaliação usada para medir atitudes ou opiniões. Com esta escala, os respondentes são solicitados a classificar os itens em um nível de concordância. Dezenas de variações são possíveis em temas como concordância, frequência e importância. Por exemplo:

Fig 1 Exemplos de variações da escala Likert

Após a criação da escala Likert de 5 pontos, o número de itens da escala variou (4,6,7,8..) e essas variações abriram as portas para discussões infinitas sobre a escolha do melhor número de pontos a ser utilizado. Porém, essa discussão sobre o número de opções de respostas ainda não está resolvido, mesmo depois de décadas de pesquisa.

O que se sabe é que:

Em termos de capacidade para expressar a opinião com precisão, a escala com três itens apresenta os piores resultados. Devendo ser preterida em relação às escalas de cinco e sete pontos. As escalas de cinco e sete pontos são muito semelhantes em termos de resultados. A escolha pode depender de fatores subjetivos como complexidade do tema e quantidade de questões.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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